Solidão Amiga

Eu não suporto essa sensação de solidão.

Acho que é um dos sentimentos que mais me desafiam, desde minha infância.

216165_323613241068852_1494902745_n

Tenho consciência do quão sortuda eu sou por ter um companheiro que é parceiro, família e amigos presentes. Mas essa sensação não passa.

Por um tempo essa solidão simbolizava fases pontuais na minha vida; separação, transtornos, mudanças ou simplesmente a sensação do não pertencimento. Algumas lembranças ainda machucam.

Faz anos que tento lidar com ela, que busco tratá-la como uma aliada. Guardo essa citação que encontrei numa das fases mais complicadas da minha vida, há dez anos:

“Ó solidão! Solidão! Meu lar!…

Tua voz, ela me fala com ternura e felicidade!

Não discutimos, não queixamos, e muitas vezes caminhamos juntos através de portas abertas.

Pois onde quer que estejas, ali as coisas são abertas e luminosas, e até mesmo as horas caminham com pés saltitantes…

Ali as palavras e os tempos/poemas de todo ser se abrem diante de mim: aqui todo o ser deseja transformar-se em palavra, e toda mudança pede para aprender de mim a falar.”

Nietzsche

406946_228971890566719_743092216_n

Em momentos em que ela toma mais espaço, lido com impulsos, saudades, decisões duvidosas e a insônia constante. A solidão é perigosa.

Ainda acredito que seremos mais parceiras. Que vou curtir mais não apenas os momentos sozinha, mas o calor da presença dela comigo, mesmo que cercada de pessoas amadas. Ainda seremos amigas e nos entenderemos bem.

Ela, a solidão amiga, e eu.

2 respostas para “Solidão Amiga”

Deixe um comentário